EXPOLAGO – Arte e Cultura na Fazenda

EXPOLAGO – Arte e Cultura na Fazenda

outubro 14, 2023 0 Por VJ.Dantas
Relógio das Flores Praça Tavares Correia, Garanhuns-PE

Garanhuns, situada no planalto da Borborema, a 842 metros acima do nível do mar e distante 230 km da capital pernambucana, Recife.

Essa localização privilegiada é, sem dúvida, o que lhe dá um charme todo especial. O clima frio e ar europeu em pleno Agreste de Pernambuco faz a graciosa Garanhuns ser conhecida como a Suíça pernambucana.

As exuberantes flores em meios a praças e avenidas cria outro titulo que é a “Cidade das Flores”. Vale também destacar que a região é cercada por sete colinas (Monte Sinai, Triunfo, Columinho, Ipiranga, Antas, Magano e Quilombo), o que proporcionam o clima de montanha, como citado acima, onde a temperatura média anual é de 21 graus, variando entre nove graus no inverno, e podendo chegar a 30 no verão.

Nessa passagem pela cidade, visitamos o acervo multicultural da EXPOLAGO, situado na Fazenda Lago São Francisco, onde esta merece um post a parte. A exposição contempla as artes plásticas e esculturais dos artísticas e artesões de Garanhuns e Região. Seria impossível, em apenas um post, abordar as diferentes e impressionantes obras que lá estão. Assim sendo, optei em destacar a tão famosa e belíssima obra da Última Ceia.

O quadro foi recriado pelas mãos do artesão, Romualdo de Castro Souza, que começou a criação da escultura da Última Ceia nordestina, diferenciando a arte através do alto relevo em 2013 e foi concluído em junho de 2015, trabalhando por um ano e meio para efetuar a obra de arte.

A escultura possui 4,00m de comprimento por 2,20m de altura e 0,15cm de espessura na parte da cena da última ceia. A obra é uma releitura em madeira, da primeira “última ceia”, de Leonardo Da Vinci, pintura executada entre os anos de 1495/1498, afresco que se encontra na igreja e convento Santa Maria Delle Grazie,em Milão, Itália.

A história da escultura iniciada em 2013, se deu com a aquisição de Josevaldo das pranchas de madeira cedro, vindas do Pará, através de uma madeireira de Recife. Duas pranchas de 7, 30 de comprimento por 60 de largura e 15 cm de espessura. A versão da Última Ceia recriada pelo artesão nordestino, Romualdo de Castro, segundo pesquisas na internet, tem a maior espessura da madeira , o que resulta na maior profundidade (alto relevo) do Brasil. A escultura pronta ficou com 4,00m de comprimento por 2,20m de altura e 0,15cm de espessura na parte da cena da última ceia e 0,365cm nas 4 partes da moldura por 0,07cm de espessura.

A arte foi solicitado pelo Professor acadêmico, Escritor e Fundador da EXPOLAGO, Josevaldo de Araújo.

Conhecer estas e tantas outras obras da EXPOLAGO é certamente um ótimo motivo para quem está pela região poder visitar a Fazenda Lago São Francisco (Day Use – Aberta diariamente das 9h às 17h). O local também possui hospedagem e espaço para eventos. falaremos sobre isso em um próximo post.

,